terça-feira, 28 de março de 2023

Wasabi das arenas da caparica






 Há uns anos quando importei os meu 3 primeiros cane corsos de Itália, senti a responsabilidade de expor os nossos  exemplares pois percebi que eram diferentes, pertenciam a uma linha de sangue real e tinha como dever apresenta-los ao publico.apesar de inexperiente rapidamente surgiram os resultados, fizemos 4 titulos de campeões no prazo de um ano. O tempo foi passando e a uma dada altura cansei-me do mundo das exposições e afastei-me. A gota de água foi sem duvida quando expus a katana nkm das arenas da caparica a um juiz Italiano, a katana (uma das cabeças mais lindas e correctas que eu tive o prazer de ver) fez o 1o execelente mas não lhe atribuiu o Cac pois ainda tinha a denticao em pinça, compreendi  e aceitei o seu julgamento até ao momento em que atribuiu pontos a determinados cães... Lembro-me que foi aí que decidi que nao valeria mais a pena perder tempo com exposições e ao mesmo tempo que não iria mais dar relevância ao critério dos juizes, e que para criar caes tipicos e correctos deveria me afastar da tendência e dependencia   do prognatismo afim de criar cabecas típicas para talvez um dia regressar aos ringues  com algo diferente. Decidi que iria trabalhar a minha linha de sangue longe das tendências do nefasto "dogshow" e assim fiz, em 5 ou 6 anos a nossa linha de sangue afirmou-se geneticamente, raramente nascem cães aboxerados das nossas ninhadas e é possivel detetar ao longe o tipo dos nossos cães, o nosso trabalho tem servido como refinaria genética e o resultado e culminar do nosso trabalho é um bebé que nasceu este ano, o Wasabi. O wasabi é apenas isso, um bebé, e quem me conhece sabe o quanto eu tenho cuidado ao ganhar expectativas em relação a bebés e cachorros, mas são 4 gerações de ninhadas em que não vi 1 unico cão que não o tenha gostado, e para além disso o wasabi tem tudo para fazer de mim um "criador /fanático/doente" feliz e realizado... E se tudo correr bem  o wasabi será o meu Basir, o alicerce do meu trabalho de genética. Reuni também um leque que poderia chamar "interessante" de fêmeas tipicas. As expectativas são positivas, trabalho esta linha de sangue há quase uma decada, nela estão machos como dya al din della valle degli orsi ali, etan dell'antico cerberus, freezer das arenas da caparica, conservazionecanecorso dell'antico cerberus, shogun dadc , samurai dadc femeas como a principessa dell'antico cerberus, ortensia dell'antico cerberus, katana, sakura ou seja tem tudo para dar certo, agora é deixar crescer com muita calma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário